26 de jan. de 2010

O que é Pedagogia Social


A Pedagogia Social

Ana Claudia Belém

Pedagogia social é a alternativa de educação nos espaços não escolares, visando incluir socialmente todos que a educação formal não alcança, tais como a população indígena, os quilombolas, a população rural, a mulher, a criança e o adolescente, o idoso, o preso, a população de rua e os portadores de necessidades educativas especiais.

A pedagogia social é uma disciplina pedagógica ou, se preferir, uma das ciências da educação (MERCES, 2003). A educação social, portanto está inserida na ordem da prática, dos fenômenos e dos processos. A pedagogia social de rua traz a visão dos significados sociais que grupos diversos manifestam em suas diferenciadas situações.(...) O objetivo da pedagogia social de rua, não é manter a criança na rua, mas educá-la para que esta possa optar pela “desrualização”, esta é de certa forma uma contra-pedagogia que busca irromper uma nova cultura, que parta do cotidiano daqueles que elegem forçosamente a rua como morada. (...)A pedagogia social de rua por possuir especificidades, ainda é muito incompreendida, pois assume uma postura aberta, diferenciada de educação, o processo educativo acontece em espaços não formais dirigidos a grupos especiais, que em sua grande parte não são considerados como cidadãos possuidores de direitos pela sociedade que os cerca. ( Paiva, 2005. p. 3)


O educador precisa estar atento para ser capaz de explorar as oportunidades repleta de possibilidades, que as práticas de educação não-formal oferecem para a construção da identidade, da recuperação da auto-estima, da preparação profissional e da conscientização política e social. Tornando os excluídos sujeitos de direitos e atores do seu próprio destino.

Bibliografia

MATTA, Roberto da. O que é o Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Educação social de rua: As bases políticas e pedagógicas para uma educação popular. Porto alegre: Artmed, 2004
PAIVA, Jacyara Silva de.EDUCAÇÃO DE RUA: (IM)POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO . 2005. Disponível em:
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=396

12 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito útil consultar seu blogger. Parabéns!

carla viviane sena disse...

gostaria que asas fossem de um passaro pois as borboletas possui apenas 24horas de vida,isso me remete que sempre vai ser algo passageiro.

ANA CLAUDIA (Cacau) disse...

Carla Viviane Sena, gostaria de esclarecer que a informação que as borboletas duram 24h é equivocada, pois, a duração varia de acordo com cada espécie. Algumas espécies tropicais vivem de 6 meses a um ano. menos. Uma espécie estudada na Costa Rica, por exemplo, vive cerca de 2 dias.

Anônimo disse...

Cara Ana Cláudia,
seu blog foi útil em pesquisa que fiz. Todas as iniciativas em prol da educação são válidas e importantes! Persevere. RLF

Anônimo disse...

Sabe quando você tem uma prática e não a contextualizou teoricamente?
Pois bem: Seus textos me ajudam a contextualizar minha prática que por ser tão intensa, por vezes me afastou da teoria que é necessário.
Vou entrar em contato contigo por e-mail.

Anônimo disse...

alguém é capaz de explicar as dimensões e problematicas em tempos de mudança e incerteza ligadas a pedagogia social?

Rosielma da Cruz disse...

Ana Claudia

Olá querida gostei de saber um pouco o que a pedagogoa social so tenho uma pequena duvida ali fala dos kilombolas as Matrizes Africanas estão inclusa também.Parabéns pelo blogger.Rose

ANA CLAUDIA (Cacau) disse...

Rosielma, os kilombolas foram usados como exemplo, mas, a pedagogia social se torna uma alternativa para toda e qualquer população em que a educação formal não chegue, sejam matrizes africanas ou não.
bjs

Unknown disse...

Ainda estou a concluir meu curso - que não é o 1º! Porém, já penso em uma especialização. Foi em busca de definições sobre determinadas áreas pedagogas que encontrei seu Blog. Gostei da definição sobre Pedagogia Social - bem clara!
Parabéns!

Gislaine disse...

Foi muito ú til visitar seu blog me ajudou bastante nas pesquisas que venho fazendo na faculdade,continue assim.

Anônimo disse...

Gostei do seu blog,fiquei bastante interessada nessa área.

Anônimo disse...

oi.. obrigada o lindo seu blog, foi maravilhoso pois estarei prestando vestibular para pedagogia social, e claro a importância de saber explicitamente para que estarei cursando foi maravilhoso!! parabéns!! tinha uma noção do que seria ma não intensamente como você expôs aqui!!! EryckaBezerra.

ARQUIVO