ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
Pensamento pedagógico positivistaConsolidou a concepção burguesa da educação.
Emile Durkheim:
– Um dos principais expoentes na sociologia da educação positivista/mestre da sociologia positivista moderna;
– Nasceu na França, de uma família de rabinos;
– É mais conhecido como sociólogo, mas também foi pedagogo e filósofo;
– Pai do realismo sociológico, explica o social pelo social, como realidade autônoma;
– Tratou em especial dos problemas morais (o papel que desempenham, como se formam e se desenvolvem), concluindo que a moral começa concomitantemente à vinculação com o grupo;
– Considerava a educação como imagem e reflexo da sociedade, como um fato fundamentalmente social.
Algumas idéias de Durkheim:
+ A primeira e mais fundamental regra é considerar os fatos sociais como coisas. à A sociedade se comparava a um animal: possui um sistema de órgãos diferentes onde cada um desempenha um papel específico. Alguns órgãos seriam naturalmente mais privilegiados do que outros. Esse privilégio, por ser natural, representaria um fenômeno normal, como em todo organismo vivo onde predomina a lei da sobrevivência dos mais aptos e a luta pela vida.
+ O homem nasce egoísta e só a sociedade, por meio da educação, pode torná-lo solidário. à A educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social.
+ A educação é um esforço contínuo para preparar as crianças para a vida em comum. à Daí a necessidade de impor às crianças maneiras adequadas de ver, sentir e agir, às quais elas não chegariam espontaneamente.
+ Os fins da educação devem ser determinados pela sociologia. Pedagogia e educação não representam mais do que um anexo da sociedade e da sociologia, portanto, deveriam existir sem autonomia.
+ Por meio da educação deve-se suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, exigidos pela sociedade política no conjunto e pelo meio espacial a que ela particularmente se destina.
O que observar no pensamento de Durkheim?
Assim como em Comte, o pensamento de Durkheim revela o caráter conservador e reacionário da tendência positivista na educação.
BIBLIOGRAFIA
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.
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