12 de jun de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS 2

Atividades na Área da Coordenação

Exercícios de Coordenação Dinâmica Global:

• Sentar-se no chão como alguns índios, com as pernas e braços cruzados.
• Engatinhar bem rápido.
• Correr imitando animais.
• Correr segurando uma bola.
• Arremessar bolas para um colega.


Exercícios de Coordenação VisoManual ou Fina:

Exercícios Gerais:

• Modelar com massa e barro.
• Grampear com grampeador.
• Folhear livros e revistas, folha por folha.
• Brincar com iô-iô.
• Martelar, parafusar.

Exercícios Específicos:

• Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados.
• Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.


Recortar com tesoura:
• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.
• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.
• Recortar tiras de papel largas e compridas.
• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.


Colar:
• Colar recortes em folha de papel, livremente.
• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.
• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.
• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.
• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.


Modelar:
• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.


Perfurar:
• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.
• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.
• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.


Bordar:
• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.
• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis.
• Bordar em talagarça.
• Alinhavar em cartões de cartolina.
• Pregar botões.


Manchar e traçar:
• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.
• Fazer manchas em folha de papel, livremente.
• Fazer manchas dentro de figuras grandes.
• Fazer manchas sobre uma linha.
• Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.
• Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.
• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.
• No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).
• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.


Pintar:
• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.


Dobrar:
• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha.
• Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas.
• Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)


Exercícios Grafomotores:

• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita.
• Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados.
• Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.
• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.


Exercícios de Coordenação Visual:
• Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado pelo educador.
• Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos dele.
• Fixar os olhos sobre um objeto imóvel, por alguns segundos.
• Seguir apenas com os olhos movimentos de objetos: de baixo para cima, da direita para a esquerda, etc.

Um comentário:

SHOP DAS TELAS disse...

Olá Ana Cláudia!

É ótimo ver que uma Pedagoga incentiva o bordado em talagarça para as crianças, no desenvolvimento psicomotor!
Parabéns pelo blog e se puder nos escreva mais sobre essa prática de bordados, pois queremos postar em nosso blog os benefícios de crianças aprenderem a bordar e nada melhor que uma profissional da área para aprimorar nosso futuro post!

Manda um e-mail para: sac@shopdastelas.com.br nos contando sobre sua experiência com bordados!
Fico no aguardo e mais uma vez Parabéns pelo blog!

Abraço, Camila
Shop das Telas

ARQUIVO