12/06/2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS 1

As atividades psicomotoras sugeridas encontram-se agrupadas por áreas e compõem um repertório a ser utilizado pelo educador ao longo dos períodos letivos da pré-escola. Recomenda-se que o educador experimente pessoalmente cada uma das atividades sugeridas antes de colocá-las como proposta para as crianças. Essa vivência prévia enriquecerá muito a atuação do educador.
Se os educadores de uma escola puderem realizar em grupo a vivência das atividades, o resultado com certeza será ainda melhor, pois surgirão novos exercícios a partir da experiência de vida dos participantes.
Atividades na área de Comunicação e Expressão

Exercícios Fonoarticulatórios:

• Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
• Jogar beijos.
• Fazer bochechos, com e sem água.
• Assoprar apitos e língua de sogra.
• Fazer bolhas de sabão.


Exercícios respiratórios:

• Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
• Inspirar e expirar pelo nariz.
• Inspirar e expirar pela boca.
• Inspirar, prender o ar por alguns momento, expirar.
• Aprender a assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.


Exercícios de expressão verbal e gestual:
• Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos elementos.
• Contar a história de seus próprios desenhos.
• Brincar de "o que é o que é"? Uma criança diz : "É redonda, serve para jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
• Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente com gestos.
• Imitar algo, somente com gestos, para os colegas advinharem o que é, se for preciso, usar sons.
Atividades na Área da Percepção

Exercícios de Percepção Tátil:

• Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
• Reconhecer colegas pelo tato.
• Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu.
• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).


Exercícios de Percepção Gustativa:

• Experimentar coisas que têm e que não tem gosto.
• Provar alimentos em diferentes temperaturas.
• Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
• Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
• Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.


Exercícios de Percepção Olfativa:

• Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
• Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.


Exercícios de Percepção Auditiva:

• Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
• Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
• Brincar de cobra cega.
• Tocar instrumentos musicais.
• Fazer rimas com palavras.


Exercícios de Percepção Visual:
• Identificar o branco e o preto.
• Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
• Agrupar objetos de acordo com suas cores.
• Agrupar objetos de acordo com suas formas.
• Montar quebra-cabeças simples.

12 comentários:

Jaquelane Gouveia disse...

Que legal Cacau! obrigada por compartilhar seu conhecimento!

luiz alberto de oliveira disse...

bonas ideias e boas sugestões,,,gostei desta pagina abraços

monica drieli disse...

adorei, foi de grande ajuda, pois explica em parte da psicomotricidade será trabalhado com essas atividades . Gostei muitoooooo!!!!!

Roneide disse...

Adorei estou precisando muito pois cada criança que chega até mim vem com indicação que tem deficit cognitivo e motor. valeu continue contribuindo que Desu te recompensará em dobro. beijos

Jenny Criações disse...

Amei as dicas! Sou professora de maternal e preciso desenvolver essas atividades. Manda dicas p meu e-mail tb! Eu e meus "bebês" vão adorar!
acsajeane@gmail.com

Nubis disse...

nubis
adorei as dicas sou estudante de pedagogia.Você é otimaaaaaaaaaaaaaaa.

Malena Oliveira disse...

Ola Professora Claudia....simplesmente seus textos são ótimos....gosto de professor que questiona e luta pelo que acredita....grande abraço....Maria Helena (Professora de Educação Infantil) Piraju -SP
(E tambem já adicionei seu blog em meus favoritos...Parabéns!!!)

Áurea Medeiros disse...

Cláudia, estou no 4ª período de pedagogia e minha pós será em psicomotricidade rsrsrs, amei seu blog! vou usar em sala assuas dicas. Parabéns.

Prof. Jones D'Arques de Souza disse...

Muito legal os exercícios propostos, me utilizo de várias formas de atividades psicomotoras e muitas vezes invento outras, recebendo inclusive o apelida de meus alunos para estas aulas de aula de dormir. Tem sido muito gratificante trabalhar a psicomotricidade com meus educandos.

Anônimo disse...

Thanks very nice blog!

my web blog :: more about

Anônimo disse...

Heya i'm for the primary time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to give something back and aid others such as you helped me.

Here is my homepage - arcenciel

Vanessa disse...

Gostei muito das atividades psicomotoras. Parabéns!!!!

ARQUIVO