Se os educadores de uma escola puderem realizar em grupo a vivência das atividades, o resultado com certeza será ainda melhor, pois surgirão novos exercícios a partir da experiência de vida dos participantes.
• Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
• Jogar beijos.
• Fazer bochechos, com e sem água.
• Assoprar apitos e língua de sogra.
• Fazer bolhas de sabão.
• Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
• Inspirar e expirar pelo nariz.
• Inspirar e expirar pela boca.
• Inspirar, prender o ar por alguns momento, expirar.
• Aprender a assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.
• Contar a história de seus próprios desenhos.
• Brincar de "o que é o que é"? Uma criança diz : "É redonda, serve para jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
• Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente com gestos.
• Imitar algo, somente com gestos, para os colegas advinharem o que é, se for preciso, usar sons.
• Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
• Reconhecer colegas pelo tato.
• Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu.
• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
• Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
• Experimentar coisas que têm e que não tem gosto.
• Provar alimentos em diferentes temperaturas.
• Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
• Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
• Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
• Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
• Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
• Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
• Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
• Brincar de cobra cega.
• Tocar instrumentos musicais.
• Fazer rimas com palavras.
• Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
• Agrupar objetos de acordo com suas cores.
• Agrupar objetos de acordo com suas formas.
• Montar quebra-cabeças simples.
12 comentários:
Que legal Cacau! obrigada por compartilhar seu conhecimento!
bonas ideias e boas sugestões,,,gostei desta pagina abraços
adorei, foi de grande ajuda, pois explica em parte da psicomotricidade será trabalhado com essas atividades . Gostei muitoooooo!!!!!
Adorei estou precisando muito pois cada criança que chega até mim vem com indicação que tem deficit cognitivo e motor. valeu continue contribuindo que Desu te recompensará em dobro. beijos
Amei as dicas! Sou professora de maternal e preciso desenvolver essas atividades. Manda dicas p meu e-mail tb! Eu e meus "bebês" vão adorar!
acsajeane@gmail.com
nubis
adorei as dicas sou estudante de pedagogia.Você é otimaaaaaaaaaaaaaaa.
Ola Professora Claudia....simplesmente seus textos são ótimos....gosto de professor que questiona e luta pelo que acredita....grande abraço....Maria Helena (Professora de Educação Infantil) Piraju -SP
(E tambem já adicionei seu blog em meus favoritos...Parabéns!!!)
Cláudia, estou no 4ª período de pedagogia e minha pós será em psicomotricidade rsrsrs, amei seu blog! vou usar em sala assuas dicas. Parabéns.
Muito legal os exercícios propostos, me utilizo de várias formas de atividades psicomotoras e muitas vezes invento outras, recebendo inclusive o apelida de meus alunos para estas aulas de aula de dormir. Tem sido muito gratificante trabalhar a psicomotricidade com meus educandos.
Thanks very nice blog!
my web blog :: more about
Heya i'm for the primary time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to give something back and aid others such as you helped me.
Here is my homepage - arcenciel
Gostei muito das atividades psicomotoras. Parabéns!!!!
Postar um comentário