9 de jul. de 2012

COMPOSTAGEM CASEIRA

Compostagem Doméstica

Nem tudo precisa ir para o lixo, eu mesma estou fazendo em casa e adorando o resultado!

Saiba como fazer, separe os seguintes materiais:


- Um balde furado (no fundo também) com furos o menor possível para não entrar qualquer tipo de bicho e possibilitar a circulação de ar. O processo de decomposição tem que ser AERÓBICO; caso contrário seria um grande problema de toxidade e mal cheiro. Eu fiz os meus furos com um preguinho, esquentei-o no fogo e quando estava em brasa, furei o balde… Se tiver menor, use menor. Melhor menores e em maior quantidade.

- Tampa para o balde! Assim não entra bicho, nem mosca, nem cai água ou qualquer outra coisa indevida lá dentro. Se for colocar no quintal providencie uma cobertura além da tampa.

- Um suporte para por no fundo do balde pois sempre escorre o líquido das frutas e verduras – o balde é furado no fundo também.Se houver um jardim onde colocar o balde é melhor, porque o líquido decorrente da decomposição já vai direto para as plantas!

- Terra para colocar sempre que acrescentar resíduos. Se quiser pode colocar borra de café também.

- Adubo (húmus, pois, não pode ser químico) para acelerar o processo de decomposição, fonte de microorganismos. Se você não tiver nada de adubo, use minhocas; elas é que vão auxiliar no processo de decomposição!!!!
-Resíduos apenas orgânicos, nada industrializado .Casca de ovo vale, mas tem que deixar secar antes por uns dois dias e dar uma triturada em pedaços pequeninos, caso contrário demora muito, muito mesmo para se decompor.
- Folhas e flores secas. Pode ser do jardim de casa, do parque… Vale qualquer uma… Elas ajudam no processo todo e tornam a mistura menos úmida.

Como arrumar tudo no balde:


1º a terra
2º folhas e flores secas
3º o resíduo orgânico
4º o húmus
5º mais terra

Nas próximas vezes, primeiro misture tudo o que está lá dentro e somente depois coloque:

1º folhas e flores secas
2º o resíduo orgânico
3º o humus
4º terra
Problemas e soluções da compostagem:
Para evitar o cheiro de amônia: Adicione mais carbono na forma de palha, jornais ou mato seco.
Para evitar o cheiro de ovo estragado: Oxigene a compostagem, coloque mais material seco e misture bem, se persistir adicione cal e misture bem.
Para decomposição muito lenta: Adicione água,Faça uma pilha maior, Acrescente materiais ricos em nitrogênio, como restos de poda verdes e sobras de hortaliças e oxigene regularmente.
Dicas importantes:
Pique os resíduos antes de acrescentar na composteira, assim tudo se decompõe mais rápido.
1. Coloque os resíduos apenas uma vez por dia! Assim o processo não é interrrompido muitas.
2. Se o volume de resíduos for grande, você vai rapidinho preencher o balde, então é melhor providenciar outro,pois, o processo de decomposiçao demora 60 dias em média.
3. Separe um instrumento para mexer os resíduos da composteira. Pode ser uma colher velha ou um mini ancinho. Mas tem que ser algo que alcance o fundo… Lembre-se que vai encher o balde!
4. Sempre misture o que já está na composteira antes de acrescentar mais folhas-resíduo-humus-terra!! Isso garante a aeração da composteira.
5. A quantidade de folhas e flores é variável e não precisa por sempre se a terra estiver muito seca. A quantidade de adubo é maior na primeira vez, depois pode por menos. A quantidade de terra tem que ser a mesma da quantidade de resíduos ou mais, depende se vai ser suficiente para cobrir tudo.
6. A temperatura da composteira se modifica naturalmente. É que o processo de decomposição aumenta a temperatura do material de maneira que pode chegar a até 45ºC, em média. Ou seja, cuidado sempre que for revirar o material e não deixe no sol! Deixa na sombra!
7. Sempre que for misturar antes de acrescentar os resíduos do dia, cheque a umidade da composteira. Se estiver muito úmida (escorrendo água ou grudando a terra) acrescente mais folhas e flores secas. Se estiver seca, esfarelenta coloque um pouco de água para garantir a umidade.
8. O cheiro de maneira geral é sempre de terra molhada, a não ser que coloquem muitas frutas cítricas. Daí o cheiro pode mudar bastante.
9. Colocar a terra por cima de tudo garante que não haverá resíduos descobertos e não aparecerão mosquinhas-de-banana ou outros insetos, no entanto, se aparecerem umas 3 ou 4 é normal. MAS, SEMPRE DEIXE TAMPADO!
EU UTILIZEI UM CESTO DE LIXO DE PLÁSTICO, QUE JÁ VEM COM TAMPA E O COLOQUEI NA PARTE COBERTA DO MEU QUINTAL:


Nenhum comentário:

ARQUIVO