2 de ago de 2011

1808 - A Corte no Brasil - Documentário 12 Episódios


1808 – A Corte no Brasil é uma série de 12 documentários sobre a vinda da Famí­lia Real para o Brasil.  Traz entrevistas com Historiadores britânicos, portugueses e brasileiros, explicando quais os fatores que obrigaram a vinda da família real ao brasil, como se desdobrou essa atitude do rei e como funcionou a corte durante todo aquele período. Muito bom!

1° episódio – 
A fuga dos Reis – O tejo tema de tantos e poemas, ponto de partida das viagens que levaram aos grandes feitos e descobertas dos navegadores lusitanos, foi testemunha de um embarque inusitado 200 anos atrás.

2° epísódio –
Nobreza e política – No início do século XIX, a amizade entre Portugal e Inglaterra já tinha 500 anos. A mais duradoura aliança entre dois países. Parceiros no comércio navegavam juntos contra os piratas e os inimigos.

3° episódio –
Um reino sem Rei – Um povo abandonado. Depois da partida da família real a dor tomou conta dos portugueses. Uma tristeza do fado, este sentimento de orfandade, faz parte da história de Portugal.

4° episódio –
A travessia – Ha 2900 Km do Brasil, uma ílha vulcânica se ergue no meio do Oceano Atlântico. No Santa Helena, um Napoleão derrotado pelos ingleses, dita suas memórias a dois companheiros, Admite que a invasão da Península Ibérica foi um erro, reconhece que o príncipe D.João de Portugal, foi o único que consegiu enganá-lo, quando embarcou para o Brasil.

5° episódio –
Chegada à Bahia – A viagem da corte portuguesa, já durava quase dois meses desde a partida no porto de Lisboa em Novembro de 1807. Um típico por de sol em Salvador, fez o soldado de plantão no forte, no dia 21 de janeiro de 1808, levar um grande susto e correu para contar a novidade. Ao norte, quatro embracações que parecia ser de guerra se aproximavam, a primeira no horizonte tinha a bandeira da Inglaterra. João de Saldanha da Gama, o conde da Pontem governador geral da Bahia recebeu a notícia e ficou em pânico. No diário que escreveu, ele relata o medo de uma invasão inglesa até o outro de que as outras naus eram portuguesas e uma trazia o pavilhão real.

6° episódio –
O desembarque no Rio de Janeiro – OO brique voador era a nau mais veloz da frota portuguesa. A tripulação do voador fora designada uma importante missão. Chegar ao Brasil o quanto antes. O voador partiu de Portugal na véspera do embarque da corte. No navio seguiam documentos, com algumas decisões do príncipe regente D. João, um comunicado que ia deixar o Rio de Janeiro empolvorosa.

7° episódio –
A economia do tempo de D. João – O Brasil já era a economia do futuro em 1808. Um território imenso a ser explorado, o interior ainda desconhecido, um extenso litoral com portos apropriados para o comércio. Um mercado consumidor praticamente virgente. Ansioso para receber novidades estrangeiras. Muitas eram as possibilidaes e infinitas as dificuldades para o governo de D. João.

8° episódio –
A política no tempo de D. João – No tempo de D. João, governar Portugal era viver na defesa. Temer constantemente os vizinhos, maiores, mais fortes e poderosos. No Brasil o soberano destas vastas terras, descobriu que havia uma enorme diferença. Naquela época, tamanho era documento, a conquista de territórios, uma carta na manga, para negociar a qualquer momento em períodos de guerra ou quando chegasse a paz.

9° episódio –
A corrupção – No Brasil colonial ostentar riqueza era proíbido. Nas roupas, nada de tecidos nobres ou ricos bordados, nas casas muita simplicidade. Tudo isso mudou com a chegada da corte. O luxo nas festas, os gastos descontroladps, a troca de favores, a burocracia aliada a corrupção, tinham exmplos que vinham de cima, do trono e dos fidalgos que cercavam a monarquia aqui instalada.

10° episódio –
Arte e ciência, Reino do saber – Quando Napoleão perdeu a guerra, a família real portuguesa não voltou para a Europa. O Brasil naquela altura dos acontecimentos, tinha se tornado o melhor lugar para se chamar de lar, onde sede do Império Colonial Português. Faltava apenas arrumar a casa, enfeitar o Rio de Janeiro, dar uma sofisticação a este reino tropical, foi o que fez D. João.

11° episódio – Templo do livros e das músicas 
As catedrais e as bibliotecas, são até hoje templos imponentes em Portugal. Em 1808, na nova corte do Rio de janeiro, D. João fez quesão de cultivar as duas paixões da FAmília Bragança. Quando voltou para Lisboa, deixou os tesouros na Real Biblioteca no Rio de Janeiro. Enquanto viveu no Brasil contratou músicos, maestros e cantores, trouxe atrações internacionais. Duzentos anos atrás, encontramos as raízes das nossas bibliotecas públicas e da música brasileira.

12° episódio – O retorno da corte 
A família de D. João VI, viveu uma saga surpreendente até os momentos finais. O Rei não queria deixar o Rio de Janeiro, em Lisboa a rainha Carlota Joaquina e seu filho, príncipe Miguel, comandaram um governo de terror. Duas crianças, filhos de D. Pedro, redeberam as coroas do Brasil e de Portugal. Duzentos anos depois com o fim da monarquia no Brasil, ficaram os herdeiros do trono que não existe mais.

Links para Baixar [Megaupload]:

01 - A fuga  dos Reis: http://www.megaupload.com/?d=J5P07Y8S

02 - Nobreza e Política: http://www.megaupload.com/?d=V1KJGAMI

03 - Um reino sem rei: http://www.megaupload.com/?d=2PE1XQ76

04 - A travessia: http://www.megaupload.com/?d=BKSHA2VN

05 - A Chegada: Bahia: http://www.megaupload.com/?d=ZF2XDXUC 

06 - O desembarque no Rio de Janeiro: http://www.megaupload.com/?d=V3QDRF08

07 - A economia no tempo de Dom Joao: http://www.megaupload.com/?d=VQQ7HAUR

08 - A politica: http://www.megaupload.com/?d=Y91WZR8V

9 - A corrupção: http://www.megaupload.com/?d=BP9GMRX5

10 - Arte e Ciencia - reino do saber: http://www.megaupload.com/?d=GFARIM0S

11 - Templo dos livros e das musicas: http://www.megaupload.com/?d=PKWX4LUL 

12 - O retorno da Corte: http://www.megaupload.com/?d=P7EK0S4C


FONTE:  http://rarosdaweb.blogspot.com/search/label/Document%C3%A1rio

Nenhum comentário:

ARQUIVO