AO SE LER UM TEXTO, O QUE É PRECISO IDENTIFICAR
- Conceitos e categorias (expressões ou idéias que se repetem)
- O contexto no qual a obra lida foi feita.
- Qual é a base de dados; se: Quantitativo, Qualitativo, Documental, Iconográfico.
PERGUNTAS A SEREM FEITAS
- Com o que o autor dialoga?
- Quais são os interesses do autor?
- Qual a formação téorico-metodológica do autor?
- Qual é a sua área de atuação?
- Na obra, o que é relevante?
- Quais são as idéias centrais?
- Segundo os meus interesses, o que posso aproveitar do texto?
LENDO O TEXTO
- Faça a primeira leitura do texto todo.
- Releia o texto, só que agora numerando os parágrafos.
- Sublinhe em cada parégrafo as idéias principais e faça breves anotaçãoes à margem do texto (servem como lembretes para voçe mesmo).
- Confronte então, o que foi assinalado com cada parágrafo lido.
- Para escrever, expresse com suas palavras o que voçe entendeu do texto, lembre-se que deve-se reconstruir os parágrafos a partir das palavras sublinhadas, integrando as idéias.
- Sempre releia o que voçe escreveu.
ATENÇÃO!!!!
VALHA-SE DE CITAÇÕES QUANDO ACHAR NECESSÁRIO, PORÉM NÃO ABUSE DESSE RECURSO. AO SE FAZER UMA CITAÇÃO É NECESSÁRIO QUE E CONSERVE A GRAFIA, A PONTUAÇÃO, O IDIOMA E ATÉ EVENTUAIS INCOERÊNCIAS. CASO DESCUBRA ALGUMA PALAVRA ESCRITA ERRONEAMENTE , COLOQUE ENTRE PARÊNTESES A PALAVRA [sic]. SE FOR INDICAR QUALQUER SUPRESSÃO DO TRECHO DO TEXTO, DEVE-SE COLOCAR NO FINAL, [...] OU (...). UMA CITAÇÃO INSERIDA EM OUTRA CITAÇÃO DEVE VIR COM ASPAS SIMPLES.
ESPERO QUE ESSA POSTAGEM AJUDE TODOS AQUELES QUE PRENTENDEM ELABORAR UM TRABALHO CIÊNTÍFICO.
OBS: Hoje, estou num lugar muuuuito frio, estou com 3 blusas, cachecol, meia, calça jeans e gorro (pareço um boneco de neve, rsrsrs) e ainda sinto frio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário